Skip to main content

No mundo tecnológico que nós vivemos cada vez mais as coisas estão interconectadas, muitas vezes nós terceirizamos tudo para a nuvem: nossos contatos telefônicos e e-mails, nossas agendas, nossas fotos e nossos arquivos. Parece inofensivo, mas você já parou para pensar o que aconteceria se porventura você perder acesso a sua conta, seja por um hacker, seja por causa de um ransomware, ou qualquer outro motivo?

Eu gosto de falar que quem tem apenas um backup, não tem nenhum. Existem diversas formas para ter mais de um backup: comprar um disco externo ou um NAS, abrir outra conta na rede e copiar os dados para ela, etc.

Neste tutorial o meu foco será ensinar você como sincronizar seus dados de uma nuvem para outra, sem a necessidade de instalar nenhum programa ou alocar espaço adicional no seu computador. Vamos começar?

Para começar, a ferramenta que nós vamos utilizar se chama cloudHQ e a criação de uma conta de “Sync, Backup and Data Migration” pode ser criada diretamente através deste link.

Dentro deste link, coloque o seu endereço de e-mail e clique em “Start cloudHQ Setup”, como mostra a imagem a seguir:

Ele vai pedir para você autenticar a sua conta com o seu serviço Cloud, ou seja, ele vai até a página de login do serviço para você autenticar-se, pois ele não tem uma senha própria.

Feito isso, você deverá estar vendo uma tela dizendo: “What Do You Want to Do?”, neste caso, nós vamos selecionar a opção da esquerda, que é “Single User Set Up”.

Já na tela seguinte, você deve escolher como deseja continuar o backup, fazendo uma sincronização de uma conta para outra, ou fazendo o backup de várias contas para um local em comum. Para o objetivo deste tutorial, eu vou escolher a opção da esquerda, “Sync two clouds or back up one cloud to another”, como mostrado na imagem seguinte.

Agora chegou a hora de configurar o nosso backup. Para isso, precisamos lembrar de quatro regras simples:

  1. A opção da esquerda é a origem e a opção da direta é o destino;
  2. A sincronização “one-way” é para que o serviço de origem sincronize com o serviço de destino.
  3. Veja com muita atenção as opções finais, que são cruciais para o backup ser realizado com sucesso.
  4. A cada novo serviço conectado, ele irá pedir para fazer login e permissões para a sua conta, o que você deverá conceder para que seja possível continuar.

Vamos lá, o primeiro passo é escolher um serviço de origem. Neste caso, eu vou escolher o Google Drive. Logo em seguida o sistema irá perguntar o que você deseja sincronizar. Você terá três opções:

  • Sincronizar a conta toda;
  • Criar e sincronizar uma pasta ou;
  • Escolher uma pasta para sincronizar.

No meu caso, eu irei sincronizar a conta toda e já cliquei na seta, para transformar esta sincronização em “mão única”, ou seja, visando um backup.

Na etapa seguinte, devemos escolher qual o destino, que no meu caso será o OneDrive. Após autorizar a conta, ele vai perguntar como você deseja proceder:

  • Você quer copiar os dados na pasta raiz do OneDrive
  • Você quer criar uma nova pasta e copiar os arquivos para ela;
  • Você quer usar uma pasta existente e colocar o backup dentro dela;

Apesar das opções 2 e 3 serem muito interessantes caso você esteja buscando organização, no meu caso eu vou escolher a primeira opção, deixando assim os dois sistemas idênticos.

Logo depois de clicar no botão para prosseguir, ele irá te mostrar uma recapitulação de tudo o que você pediu, como mostrado a seguir.

Se tudo estiver correto,pressione Ok.

E agora chegamos na etapa final do processo, que contém todas as opções avançadas para concluir e começar o setup que você deseja.

Você pode, por exemplo, excluir algumas pastas do backup. Também é possível arquivar os arquivos ao invés de excluí-los (o que é necessário para um backup), ele permite também criar arquivos PDF de arquivos criados no Google Docs e muitas outras opções. O meu backup de exemplo ficou como esta imagem acima, certificando mais uma vez que é uma sincronização de mão única.

Ao concluir, basta clicar no Start Sync e o processo irá começar. Por gentileza note que por estar usando uma conta gratuita, a sincronização é mais lenta do que o plano pago e, a depender do número de arquivos, pode demorar dias até ser concluída.

O interessante é que você pode clicar no botão “Add New Sync Pair” e começar outra sincronização, por exemplo, do mesmo Google Drive para o Dropbox, ou os seus contatos, agenda ou e-mail do Gmail para dentro do Google Drive e, consequentemente, para o OneDrive, Dropbox, etc.

Vale a pena destacar que neste tutorial estou apenas tocando na superfície de tudo o que o cloudHQ pode fazer, pois como é possível ver neste link são mais de 60 ferramentas que eles oferecem.

Espero que você tenha gostado deste tutorial e lembre-se de compartilhar com os amigos, caso tenha gostado!