Skip to main content

Jogos pós-apocalípticos são extremamente divertidos, convenhamos, quem nunca se pegou pensando o que faria ou deixaria de fazer jogando algum jogo da franquia Fallout, ou mesmo assistindo séries como The Walking Dead, não é verdade? Não é à toa que franquias como State of Decay conseguem florescer neste cenário, pois misturam, além do combate e sobrevivência, também o crescimento e fortalecimento de um enclave.

O objetivo deste tutorial será fornecer dicas de todos os níveis: dicas para iniciantes, dicas intermediárias e dicas avançadas. Elas serão mostradas por nível de dificuldade, ou seja, começarei com as dicas mais simples e irei aumentando gradativamente o nível de dificuldade, tudo bem?

Antes de começar o tutorial, gostaria de destacar alguns pontos:

  • A versão 1.3273.8.2 foi a utilizada como base para a confecção deste tutorial. Se você está lendo este tutorial em data posterior, pode ser que algumas dicas não sejam válidas, portanto fique atento.
  • Por ser multiplataforma, todas as dicas que vou dar funcionam exatamente da mesma forma no XBox e no PC. Todavia, haja vista que eu não tenho um console no momento em que escrevo este tutorial, as minhas referências de teclas e tudo mais vão estar usando o teclado e mouse como base.
  • Usarei pontualmente alguns nomes em português para facilitar a compreensão, porém na medida do possível eu usarei os nomes originais em inglês, isto facilita muito se vocês usarem uma Wiki, como a State of Decay 2 Wiki.

Tudo pronto? Então vamos começar!

Dicas para iniciantes

Nesta seção vou comentar dicas iniciais para quem tem pouca ou nenhuma experiência com este tipo de jogo de sobrevivência, são conceitos essenciais para que você possa fazer sua comunidade crescer de forma sustentável.

Objetivo do jogo

Diferente de muitos outros jogos do mesmo gênero, o State of Decay 2 tem um início, meio e fim para cada uma de suas comunidades. Após a conclusão do jogo, a comunidade em questão fica inacessível, todos seus recursos e itens serão excluídos e será necessário começar outra comunidade, que poderá ter os mesmos habitantes da anterior (caso você desejar).

Nós vamos falar sobre todos eles neste tutorial, mas como forma de apresentação geral, os objetivos são sempre esses: (1) Estabelecer sua primeira base; (2) Definir um líder; (3) Destruir todos os núcleos pestilentos de sua cidade; (4) Definir o seu legado.

A morte é permanente

Como é de se supor, se você perder um personagem, não terá mais acesso a ele durante a campanha. Então, para se evitar perder desnecessariamente um personagem, deixo algumas dicas:

  • Diferente do primeiro jogo, aqui você não gasta influência para ter um seguidor, então ande acompanhado. O personagem controlado pelo jogo não é dos mais inteligentes e não usará nenhum consumível por conta própria, então fique atento a sinais de lesões ou doença.
  • Sempre leve em sua mochila itens para cura (bandagens ou analgésicos), acredite, por mais habilidoso que você seja, eventualmente precisará usá-los.
  • Assim que possível, ande com uma arma equipada e leve um cartucho reserva na mochila. Use as armas de longo alcance apenas quando necessário, do contrário opte por armas de corpo-a-corpo.
  • Você tem vigor limitado. Não adianta ir correndo como um louco para cima dos inimigos, porque você vai se cansar antes de perceber. Pondere sobre os golpes e alterne-os com tiros para permitir que o vigor se recupere, outra dica é levar lanches para recuperar imediatamente o vigor durante lutas mais longas.

Reconhecer um terreno antes de explorar

Esta técnica já foi apresentada no primeiro jogo da franquia, mas neste segundo jogo ela tem uma importância bem mais relevante. No seu mapa, desde o começo do jogo vão aparecer ícones de binóculos indicando diversos ponto de reconhecimento, podendo ser torres de celular, outdoors de publicidade, entre outros.

Jogadores iniciantes e experientes vão se beneficiar de reconhecer primeiro o terreno para direcionar melhor seus esforços na medida que os explorar, afinal, na maioria das vezes a nossa exploração não será mero fruto do acaso e estaremos buscando um recurso específico.

Recursos

A sua base é constituída por alguns recursos básicos, a saber: alimentos, remédios, munição, materiais para construção e combustíveis.

Todos os recursos são importantes para a sua base, alguns são mais em algum momento do jogo, outros menos. Eu considero os alimentos como o recurso mais importante, porque você precisa desde o começo do jogo e irá precisar até o jogo concluir, considerando o padrão de 1 unidade consumida por pessoa em um dia. Outro recurso vital são os materiais para construção, não apenas para expansão da sua base no começo do jogo, mas também para mantê-la durante todo o decorrer da campanha.

A sua base também conta com mão de obra disponível (para obras, reparos ou construções), além de camas para que todos tenham onde dormir. A disponibilidade destes recursos aparecem pouco abaixo dos recursos disponíveis na base.

O sistema de loot é bem lógico

Pode não parecer, mas o sistema de loot do jogo é extremamente bem feito. Desde exemplos simples até coisas mais complexas, como por exemplo: Precisando de remédios? Visite uma farmácia ou o banheiro de uma residência. Necessitando de materiais de construção? Visite uma casa que estava em construção ou uma garagem. Precisando de adubos para melhorar a produção de seu jardim? Visite um celeiro ou uma loja de materiais para plantação. Depois de ter identificado no mapa os pontos de interesse da região, o próprio jogo mostra para você qual o possível recurso que você encontrará em certa construção.

Como é possível ver acima, o sistema é extremamente intuitivo e lógico, então tome proveito disso após identificar os pontos de interesse em uma região.

Habilidades

Neste jogo, todo o personagem tem quatro habilidades básicas: Cardio, Inteligência, Luta e Tiro. Assim como no TES V: Skyrim, aqui você melhora as habilidades usando-as (este efeito é potencializado quanto mais alta a moral de sua base). Todas as habilidades tem sete pontos, e assim que você chegar no sétimo ponto, você pode escolher uma especialização no menu de habilidades (por padrão a tecla U do teclado). Esta especialização então poderá ser nivelada novamente por mais sete pontos, melhorando ainda mais o seu efeito. Cada habilidade básica tem quatro especializações possíveis. As habilidades de especialização aparecem conforme a utilização, ou seja, se você usa muito armas brancas com lâminas, é extremamente provável que uma das opções de melhoria de luta deste personagem será esgrima, que é justamente a especialização de luta em armas brancas com lâminas.

Além das quatro habilidades básicas, todos os personagens podem ter uma quinta habilidade, chamada de habilidade da comunidade. Elas podem já vir com o personagem ou serem aprendidas através de livros disponíveis no jogo. São 8 habilidades de comunidade disponíveis: Computadores, Construção, Cozinhar, Jardinagem, Mecânica, Química, Medicina e Serviços Públicos. Todas as habilidades tem sete pontos, e assim que você chegar no sétimo ponto, você pode escolher uma especialização no menu de habilidades (por padrão a tecla U do teclado). Esta especialização então poderá ser melhorada novamente por mais sete pontos, habilitando opções únicas de construção e melhorias. Cada habilidade básica tem duas especializações possíveis, sendo que as especializações sempre vão aparecer ao alcançar o último ponto. As habilidades de comunidade também são niveladas por uso, ou seja, você precisará usar para nivelar, só que a utilização neste caso será por utilização em sua base (por padrão a tecla B no teclado), e não em tempo real no jogo.

Observações Importantes:

  • Alguns traços podem limitar o número de pontos disponíveis e não permitir a especialização. Para tal, verifique os traços dos personagens que aparecem logo acima das habilidades.
  • Algumas habilidades de comunidade possuem apenas um ponto, como música, costura, entre outras. Não é possível nivelar essas habilidades.
  • Note que com o lançamento da DLC Daybreak, é possível recrutar soldados de elite da Garra Vermelha. Todos eles contém uma habilidade de comunidade com apenas um ponto, só que elas representam habilidades totalmente niveladas já com especialização, não sendo possível alterá-las.

O líder da comunidade

Quando alguém é recrutado na sua base, ele é considerado um desconhecido, após ganhar um pouco de influência fazendo ações que ajudam a comunidade, ele será promovido a cidadão (note que os três primeiros membros do enclave já são considerados cidadãos), e ganhando uma quantidade considerável de influência ele será promovido a herói, liberando uma habilidade única e a possibilidade de ser promovido a líder. Existe uma barra de progresso que aparece na tela de habilidades do personagem (por padrão, é a tecla U do teclado).

Existem quatro tipos de heróis possíveis: xerife, líder militar, comerciante e construtor. Cada um deles tem vantagens exclusivas, tanto para o jogo que você está jogando (através de construções únicas), quanto para uma próxima comunidade, após o jogo ser concluído (chamado vantagens de legado). Lembrando que você pode ter até duas vantagens de legado em uma nova comunidade, após ter concluído com sucesso o jogo com estes líderes.

Xerife

  • Construções: Hospital de campanha (lote grande) – torna a enfermaria obsoleta e ganha a habilidade de curar infecções ou machucados de toda a comunidade de uma só vez; Salão (nível 3 – lote grande) – Melhora a velocidade com que os seus sobreviventes melhoram suas habilidades; Campo de Tiro (nível 2 – lote pequeno) – Libera a habilidade de melhorar a habilidade de tiro de todas as pessoas da comunidade.
  • Legado: Recebe uma pilhagem diária de velhos amigos, uma vez por dia.
  • Meus comentários: Durante o gameplay, o xerife é o líder que eu particularmente mais gosto, especialmente por causa do salão (nível 3), que permite o treinamento que melhora todas as habilidades de todo mundo, necessitando apenas de energia e mão de obra para realizá-lo. Falando do legado, eu particularmente não gosto muito, mas não é o que considero pior.

Líder militar

  • Construções: Arsenal (lote grande) – permite a fabricação de qualquer tipo de munição, além de anexos de alta qualidade para as armas; Quartel Espartano (lote grande) – permite colocar oito camas no quartel, todavia com uma penalidade de moral; Academia de luta (nível 2 – lote pequeno) – Libera a habilidade de melhorar a habilidade de luta de todas as pessoas da comunidade.
  • Legado: Recebe uma pilhagem gigante de armas, munição e granadas quando você começar a sua primeira base.
  • Meus comentários: Durante o gameplay, eu considero o arsenal a construção mais apelona de todo o jogo, basicamente se você souber onde olhar, tem munição para as armas sem nenhum tipo de dor de cabeça, todavia as demais construções não me agradam. Falando do legado, considero o pior de todos, pois sabendo onde olhar, não demora muito para encontrar armas e munições.

Comerciante

  • Construções: Armazém (lote grande) – Gera influência todos os dias e permite chamar mercadores específicos que você pode comprar e vender itens com a sua influência. Fazenda (nível 3 – lote grande) – Aumenta a produção de alimentos ou remédios em 4 unidades por dia, comparando com o nível anterior. Alambique (nível 2 – lote pequeno) – Permite a fabricar bebidas de luxo, que podem ser vendidas por influência para outros mercadores.
  • Legado: Receba a visita de um comerciante amigo e 4.000 pontos de influência quando começar a sua primeira base.
  • Meus comentários: Durante o gameplay, é uma pena que a função do armazém é extremamente reduzida, já a fazenda é uma boa opção, apesar de eu substituí-la com frequência por duas hidropônicas em meus jogos. Falando do legado, eu normalmente opto por esta opção, pois permite um crescimento mais rápido da comunidade (tomando postos avançados, indo para bases maiores mais rápido, entre outros).

Construtor

  • Construções: Torre do sniper (lote grande) – Funciona como uma torre de vigia e libera a habilidade de cobertura do sniper no rádio. Quartel de luxo (lote grande) – permite colocar cinco camas no quartel, só que um bônus significativo de moral. Gerador (nível 3 – lote pequeno) – Gera energia para a base usando 1 de combustível por dia, sem fazer barulho.
  • Legado: Água e energia para toda a base, sem custos e sem fazer barulho.
  • Meus comentários: Durante o gameplay, eu particularmente gosto do bônus de moral do quartel de luxo, e acho a torre um tanto quanto desnecessária, lembrando que lotes grandes são restritos e podem ser melhor aproveitados para outras funções. Falando do legado, é simplesmente o melhor de todos e ponto final, é um “must” em qualquer comunidade nova que eu faça.

Observação Importante: As construções únicas exigem a presença do líder no momento da construção, e apenas nesse momento, isso quer dizer que você pode promover alguém a líder, fazer tudo o que quiser daquele líder, exilar esta pessoa, promover outra e repetir o processo. Eu mesmo não faço isso, mas não deixa de ser uma opção interessante (principalmente com o líder militar).

Dicas intermediárias

Agora que concluímos o essencial sobre o jogo, está na hora de conversarmos um pouco mais a fundo sobre alguns tópicos.

Traços

Em cima das habilidades do personagem (por padrão pressionando U no teclado), você verá a seção de traços. Todos os personagens do jogo vão possuir em algum momento quatro traços distintos, sendo um traço associado a habilidade de comunidade e os outros três associados a personalidade da pessoa propriamente dita. Cada um dos quatro traços podem ter três características diferentes: Positivas (texto adicional em cor verde), negativas (texto adicional em cor vermelha) e neutras (sem texto adicional).

Conforme vamos discutir adiante, a sua comunidade tem um número limitado de habitantes, então não é interessante manter pessoas que estejam levando você para o buraco. Mantenha as pessoas apenas enquanto elas forem úteis, após isso, exile-as e continue procurando pessoas com características que realmente sejam úteis para o seu estilo de jogo.

Observação Importante: Antes de recrutar um novo sobrevivente não será possível ver os seus traços, mas será possível ver suas habilidades para que você escolha alguém adequado para o que você quer fazer em sua base. Se um personagem possuir no total um número inferior a 100 pontos de vida ou vigor, tenha certeza que é um personagem com traço negativo e muito provavelmente você não irá o querer em sua base. Outra informação relevante é que alguns sobreviventes, como os soldados da Garra Vermelha, possuem um traço que reduz as recompensas de prestigio. Apesar de ser um traço negativo, ele não dos piores, a única coisa ruim é que ele vai demorar mais para virar um herói da comunidade.

Carros

Os três mapas disponíveis no jogo (Cascade Hills, Drucker County e Meagher Valley) são enormes e não tem jeito, você vai precisar usar os carros para se locomover. Além de andar sempre acompanhado, o que permite até oito espaços adicionais na mochila do colega, você também precisará de um carro. Uma dica é logo no começo do jogo procurar um posto de gasolina ou depósito de combustível próximo (todos os mapas tem isso), e guardar essa gasolina em sua base. É interessante também levar no seu inventário ou no porta malas do carro um tanque de combustível. Acredite, os carros são extremamente consumistas em combustível, e você não vai querer que ele morra na frente de um núcleo pestilento durante a noite.

Vale a pena informar que os carros tem quatro pontos essenciais: assentos (de 2 à 6 pessoas), porta malas (de 3 à 8 lugares), armadura (sem nenhuma até pesada) e velocidade. Você não vai encontrar um carro que seja perfeito em todos os aspectos, principalmente porque a localização carros é aleatória e você precisará encontrá-los no mapa.

Dos carros que não exigem modificação em uma oficina especializada (que exige a habilidade mecânica com especialização em automóveis para ser construída – ou ser comprada com um mercador), o meu favorito é o Chinelão Viajante (Brogan Trekker), que tem 4 assentos, porta-malas de 8 lugares, não possui armadura e conta com uma velocidade intermediária. Considerando os veículos melhorados, o meu favorito é o Vandito, que é a versão melhorada da Ambulância ou de um dos Furgões, ele conta com 4 assentos, porta-malas de 8 lugares, possui armadura pesada e velocidade intermediária.

Limite de População

Apesar de não estar explícito em lugar algum, a sua base tem um limite máximo de habitantes, mesmo que você tenha camas e recursos disponíveis. Este número varia entre 9 à 12 habitantes.

Explicando: Quando você chegar a 8 ou 9 habitantes (dependendo de um código gerado pelo jogo, mas considere 8 como via de regra), ainda será possível recrutar membros para a sua comunidade através das missões locais, como por exemplo a missão “Sobrevivente em apuros”. Os recrutamentos normalmente limitam-se a 1 novo sobrevivente, mas raramente podem ser de 2 ou mesmo 3. No momento em que você possuir o número do gatilho inicial (8 ou 9) acrescido de pelo menos um, automaticamente nenhum outro sobrevivente se vai se voluntariar para entrar na sua base, mesmo os recrutas da Garra Vermelha na DLC Daybreak.

Por esta razão eu comentei que você não precisa ficar com pena de expulsar membros com traços ruins de sua base, pois no momento em que você ficar no número do gatilho ou inferior, será possível fazer o recrutamento novamente. Note que não é em toda missão que é possível recrutar, mesmo com o número abaixo do gatilho, por vezes você tem que fazer várias missões desse tipo para que o jogo permite o recrutamento novamente.

Destruindo Núcleos Pestilentos

Uma das principais missões do jogo é destruir os núcleos pestilentos de sua cidade, que normalmente são 12 gerados aleatoriamente no início do jogo (com exclusão do primeiro, que tem ponto fixo).

Para localizar os núcleos você pode localizá-los através dos pontos de observação, além de identificá-los visualmente por nuvem vermelha que paira sobre a construção, sendo sempre cercados por uma ou duas hordas de zumbis infectados.

Algumas dicas para os destruir:

  • Limpe a área em volta do núcleo, além da construção em que o núcleo está, destruindo as hordas e os inimigos especiais.
  • Evite armas corpo-a-corpo no núcleo pestilento, elas dão pouquíssimo dano e você ainda sofrerá um dano em área que irá o lesionar quando o núcleo estiver morrendo;
  • Explosivos e armas pirotécnicas são armas excepcionais contra eles. Apenas um explosivo C4 militar é suficiente para derrotar o núcleo (você pode fabricar bons explosivos com um químico com especialização em munições, tendo disponível uma oficina de nível 3 ou construção semelhante);
  • Leve com você um rifle ou escopeta automática, com dois pentes extras de munição e se possível coloque um freio ou redutor no bocal da arma. Evite armas lentas. Agora se não tiver jeito e você estiver apenas com aquela arma fraca e lenta, certifique-se que ela tem pelo menos dois pentes extras de munição, que ela está em perfeito estado de conservação, com um personagem com boa habilidade de tiro (preferencialmente com especialização em manuseio de armas), se possível coloque um freio ou redutor no bocal da arma, além de levar pelo menos 2 fogos de artifício ou outro mecanismo de distração.

Use e abuse de suas DLCs

Muitos jogos não oferecem vantagens significativas através de suas DLCs, não sei se por sorte ou azar, este não é o caso do State of Decay 2. As DLCs aqui realmente facilitam muito a sua vida, principalmente no começo do jogo.

A minha dica aqui é simples: Assim que você começar o jogo, peça todas as armas de DLC que você puder, assim como os pacotes de suprimentos e guarde-os em sua base. Não tenha medo de usá-los, pois você pode fazer isso em cada uma das comunidades que fizer. Em relação aos carros eu sou um pouquinho mais conservador, porque as bases iniciais tem apenas duas vagas, neste caso eu recomendo a pegar apenas um carro, particularmente eu gosto da caminhonete (Incinerador – DLC do dia da independência), pois tem 6 assentos, 6 lugares no porta-malas e é um carro bem rápido.

Informação Importante: Se você pedir um conteúdo de DLC e o perder, como um carro, por exemplo, terá que pagar 1.000 pontos de influência para pedir novamente, depois de um certo período de tempo. Isso aplica apenas para o mesmo gameplay, pois se você fizer outro, poderá pedir novamente sem custos.

Dicas avançadas

Chegamos a parte final deste tutorial, para você que já jogou um pouco o jogo e quer dicas de como ser bem sucedido no jogo. Vamos começar?

Monte mentalmente o tipo de comunidade que você quer

Complementando uma dica anterior, nós vimos que a comunidade tem um espaço limitado de 9 à 12 pessoas, então é extremamente importante que você tenha em mente o que você quer e aonde quer chegar. Não há nenhum tipo de problema em recusar-se a recrutar sobreviventes com características repetidas ou ruins, assim como não há problema em exilar as pessoas que dão trabalho ou que não forem úteis.

Quando você começar uma comunidade, após ter fechado com sucesso o jogo pelo menos uma vez, haverá a possibilidade de usar os mesmos personagens anteriores ou gerar aleatoriamente outros, conforme imagem mostrada nesta seção. Eu particularmente tento colocar um personagem com habilidade de construção, um com habilidade de serviços públicos ou jardinagem e um médico logo de cara, com traços bons ou neutros de personalidade. Você pode ver os traços neste link: http://state-of-decay-2.wikia.com/wiki/Traits.

Como fica uma comunidade minha normalmente com 9 pessoas?

Habilidades de legado: Construtor e Comerciante. Líder da comunidade: Xerife. Sobreviventes: (1) Construtor – Construção; (2) Medicina – Patologia; (3) Jardinagem – Agricultura; (4) Serviços Públicos – Indiferente; (5) Mecânica – Veículos; (6) Computadores – Eletrônicos; (7) Química – Farmacologia; (8) Jardinagem – Herbalismo – (9) Química – Munições, Medicina – Cirurgia, Artes ou Música (estes dois últimos por causa de pontos de moral bônus no salão nível 3).

Use e abuse dos postos avançados

Muitas pessoas não dão muito valor aos postos avançados, mas eles são de vital importância para o desenvolvimento de uma comunidade. Na parte do meio para o final do jogo, você pode chegar ao ponto de ter uma base praticamente sustentável e basicamente esquecer a necessidade de procurar os famigerados recursos, mas para isso nós vamos precisar de muito espaço. Mesmo que você use as bases gigantes*, ainda assim será necessário usar poucas (ou nenhuma) camas ou quartéis. Para isso, uma dica que muitas pessoas esquecem é a possibilidade de tomar 4 ou 5 postos avançados de casas, que dão acesso a duas camas, assim liberando quartos e quartéis de sua base para virarem outras coisas. Esta dica dos postos avançados exige um especialista em informática para chegar no nível 3 o centro de comando de sua base (4 postos avançados), podendo ser acrescido de uma antena para mais um posto avançado (fabricada em uma oficina nível 3 ou equivalente), ou da antena avançada, disponível apenas em mercadores, para mais dois postos avançados (chegando assim em 6 postos avançados).

* Maiores bases disponíveis nos três mapas do jogo: Barricaded Strip Mall (norte de Drucker County); Container Fort (sudoeste de Cascade Hills) ou Whitney Field (sul de Meagher Valley). A dica de postos avançados não é útil em Container Fort, pois a oficina central já possui uma habilidade passiva que acrescenta 8 camas em sua base, pois a base em questão conta com apenas dois espaços grandes, ao contrário das demais bases, que possuem três.

Estoque temporário no porta-malas

Aumentar o armazenamento da base não é um trabalho simples, além de custar muitos materiais para nivelar um armazém, também precisamos fabricar outros itens de armazenamento como frigobares, estantes, entre outros, em uma oficina nível 3 (ou equivalente), e isso normalmente demanda tempo. Colocar os itens no inventário para estragar ou ficar abrindo as bags pela interface do inventário também não ajudam muito em nosso objetivo, o que fazer então? Armazene as sacolas em lugares que você sabe que jamais vão estragar. Não estou falando de um armazém refrigerado ou coisas do tipo, estou falando de um lugar resistente a explosão onde o item jamais vão estragar, e este lugar é o porta-malas do seu carro… é sério, eu não estou brincando. Você pode explodir o carro que as bags ficam intactas. Então você já sabe, quando a sua base estiver com recursos excedentes, ache um furgão ou outro carro grande, coloque ele na sua base e use como armazenamento. Com 8 espaços no porta-malas e uma média de 5 unidades de itens por sacola, você tem o equivalente a 40 unidades de recursos guardados sem nenhum custo!

Estas são as minhas dicas de diversos níveis para o State of Decay 2. Se você tem alguma sugestão de algo que eu deva acrescer, modificar ou retirar desta página, basta entrar em contato usando o menu. Obrigado pela visita!